univale

Acervo de documentos institucionais

5.11 Descrição

A Universidade Vale do Rio Doce-Univale possui laboratórios de informática para aula e para uso geral, disponíveis para os alunos ampliarem a experiência acadêmica. Para gerenciar esses recursos, a Instituição possui uma equipe de profissionais específica para esse fim e por meio de um regulamento de uso dos laboratórios de informática, define as normas de segurança e os processos para manter o ambiente totalmente atualizado e funcional. As normas dos laboratórios são detalhadas nos seus regimentos específicos, estando disponíveis em cada espaço, em local de fácil visualização e acesso. A Instituição possui 10 (dez) Laboratórios de Informática, sendo 2 (dois) laboratórios no Campus I e 08 (oito) laboratórios no Campus II e uma sala de apoio tecnológico, com utilização ampla em todos os turnos.

Todos os laboratórios de informática são climatizados e contam com equipamentos que atendem às demandas da Instituição, têm acesso à Internet de alta velocidade, softwares específicos para os cursos e infraestrutura para o ensino. O Departamento de Informática, Sistemas e Gestão da Informação - DISGI é o departamento responsável em manter e gerenciar a utilização dos laboratórios, atendendo a demanda dos cursos. Para essa atualização periódica, a equipe de tecnologia da informação segue normas específicas próprias.

Os espaços possuem boa iluminação,equipados com ar condicionado e a quantidade destes equipamentos é proporcional à extensão do laboratório. Para conservação dos espaços físicos, as equipes de limpeza atuam antes e depois das aulas.

Para a manutenção dos laboratórios, a Instituição conta com uma equipe de tecnologia da informação em cada campus. Essa equipe realiza manutenções preventivas e corretivas periódicas dos equipamentos dos laboratórios, possibilitando a sua conservação em bom estado de funcionamento. Anualmente, é realizado o levantamento de necessidades de novas aquisições de equipamentos e o planejamento de longo prazo, visando à aquisição de novas tecnologias, bem como a expansão e a substituição do parque de equipamentos.

Os laboratórios dispõem de hardwares e softwares devidamente legalizados nas quantidades e nas especificações adequadas às atividades acadêmicas. Em todos os computadores estão instalados softwares de segurança para garantir que nenhum equipamento seja alvo de ataques maliciosos.

Periodicamente o DISGI avalia a configuração dos computadores utilizados nos Laboratórios de Informática, compara essa informação com o que há de recursos tecnológicos disponíveis no mercado no momento, e encaminha os pedidos de melhorias à FPF, quando necessário, citando como melhoria a substituição dos HDs do tipo SATA por SSD em 37 (trinta e sete) máquinas do Campus I  e a aquisição de 100 (cem) novos computadores completos, alocados nos laboratórios de informática do Campus II.

A instalação de novos softwares nos Laboratórios de Informática é feita por meio de solicitação da coordenação do curso, após a qual o DISGI avalia o tipo de licenciamento do software solicitado e faz os devidos encaminhamentos.

Não existe um padrão para o gerenciamento das licenças, visto que cada software licenciado dispõe de mecanismos próprios para o seu controle de uso. Alguns exemplos:

1. Microsoft Windows e Office: Nosso contrato de licenciamento permite a instalação dos softwares supracitados em todos os computadores da instituição, sem limitação de quantidade. Outro benefício deste licenciamento é a possibilidade de atualizarmos para as versões mais recentes quando estas forem lançadas.

2. AltoQi Eberick e QiBuilder: Software utilizado pelos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Compramos 15 licenças deste software. Apesar de podermos instalá-lo em todos os computadores da instituição, há um servidor interno (mantido no DISGI) que controla o número de execuções simultâneas permitidas (no nosso caso, 15). É um licenciamento vitalício, ou seja, a instituição comprou e pode utilizá-lo por tempo indeterminado sem pagamento adicional. A atualização da versão depende da contratação de um plano de atualização que tem vigência anual.

3. Adobe Creative Cloud [1] (Photoshop, Premiere, In Design, dentre outros): Software utilizado pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design Gráfico.  O contrato atual permite a utilização de 30 (trinta) licenças simultâneas.

4. Autodesk AutoCAD, 3ds Max e Revit: [2] Por sermos uma instituição de ensino, a Autodesk possui um programa de licenciamento de custo zero, ou seja, não pagamos para termos estes softwares licenciados. Seu único limite é a quantidade de execuções simultâneas que hoje é de 3.000 (três mil). Há um servidor interno (mantido no DISGI) que controla este limite de execuções, bem como as versões que podem ser utilizadas. Podemos habilitar a utilização de novas versões quando estas forem lançadas.

5. Alterdata: Além do contrato comercial, com pagamento mensal, que é utilizado pelos departamentos administrativos Contábil e RH, temos uma parceria para utilização, sem ônus, deste software nos Laboratórios de Informática (Curso de Ciências Contábeis) sem restrição de quantidade e por tempo indeterminado.

6. AWS Academy - A Univale, por meio do curso de Sistemas de Informação, firmou convênio com o programa AWS Academy ofertado pela Amazon. O programa tem como objetivo capacitar as instituições de ensino superior para preparar estudantes para certificações reconhecidas no setor e carreiras na nuvem. A AWS Academy fornece às instituições de ensino superior um currículo de computação na nuvem gratuito e pronto para ensinar, que prepara os alunos para buscar certificações reconhecidas no setor e tarefas na nuvem em demanda. O currículo oferecido pelo programa poderá ser utilizado pelos docentes do curso de Sistemas de Informação como material teórico e prática nas disciplinas que trabalham com conteúdos relacionados à computação na NUVEM. Além disso, o material também servirá de apoio para a oferta de cursos livres e cursos de extensão. Nosso currículo ajuda os educadores a permanecer na vanguarda da inovação da Nuvem AWS, para que eles possam equipar os alunos com as habilidades necessárias para serem contratados em um dos setores que mais crescem. Este convênio irá proporcionar um diferencial na formação de nossos estudantes.

7. A parceria com a empresa Google através da assinatura Google Workspace for Education disponibiliza ferramentas que colaboram para um aprendizado mais dinâmico, como: Agenda, Classroom, Drive, Gmail, Meet, entre outros. Atualmente estamos com 50 usuários para Google Enterprise for Education, que permite mais funcionalidades como meet com mais de 100 participantes, salas temáticas.

Como exemplo de iniciativa inovadora pode-se citar que, para que os estudantes possam continuar desenvolvendo os seus estudos e realizando os seus trabalhos acadêmicos depois das aulas práticas em laboratórios de informática, a Univale disponibiliza, gratuitamente, a licença do Pacote Office 365 para os usuários @univale.br.

Pelo exposto, essa descrição, entende-se que as condições de infraestrutura atendem às necessidades institucionais, contando com equipamentos, normas de segurança, espaços físicos, acesso à Internet, atualização de softwares, acessibilidade, serviços, suporte e condições ergonômicas adequadas às necessidades e oferta de recursos de informática inovadores.