A Univale, em conformidade com o PDI 2020-2024, tem como previsão futura a implantação de até cinquenta polos, iniciando a partir do ano de 2022. Conforme relatório dos seus estudos para implantação de polos, a expansão poderá ocorrer preferencialmente para instalação em municípios da região, sendo também possível a instalação de polos EaD no exterior, considerando o histórico da cidade de Governador Valadares e região na migração para os Estados Unidos.
Em conformidade com os ordenamentos legais, a Univale compreende o polo de EaD como a unidade acadêmica e operacional descentralizada para o desenvolvimento de atividades presenciais relativas aos cursos superiores a distância. Conforme estabelece os Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância publicados pelo MEC, o polo é o ponto de referência para o aluno, auxiliando no desenvolvimento local do curso, e tem como responsabilidades a realização das atividades presenciais previstas em Lei, tais como avaliações dos estudantes, defesas de trabalhos de conclusão de curso, aulas práticas em laboratório específico, quando for o caso, estágio obrigatório – quando previsto em legislação pertinente –, além de orientação aos estudantes pelos tutores, videoconferência, atividades de estudo individual ou em grupo, com utilização do laboratório de informática e da biblioteca, entre outras.
Quanto à infraestrutura física dos polos para o funcionamento das atividades acadêmicas e administrativas, são estabelecidos como requisitos mínimos que todos os ambientes tenham acessibilidade de acesso com as adequações arquitetônicas, de identificação e espaço para atender às pessoas com alguma deficiência. Os ambientes exigidos para os polos de EaD são: sala de recepção; laboratório de Informática; sala de biblioteca, com espaço para estudos e acesso à internet para uso da biblioteca virtual; sala de secretaria acadêmica; salas para professores e tutores; sala para a coordenação do polo; auditório com capacidade para 100 pessoas e estrutura multimídia e de videoconferência; banheiros (feminino e masculino) com acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida; sala com capacidade para cinquenta pessoas e equipada com recursos audiovisuais; acesso a internet por cabos e wifi; sistema de segurança; estacionamento; área de convivência para comunidade acadêmica.
A indicação de mobiliários e equipamentos é a seguinte: Armários arquivo vertical; Mesas para computador; Mesas de telefones e fax; Cadeiras; Mesas para impressora e scanner; Mesa de reuniões para 10 pessoas; Murais; Quadros brancos; Carteiras; Mesas para tutor; Mesas para Computador; Mesas redondas; Mesas de escritório; Armários/Prateleiras; Armários com fechadura; Aparelhos de telefones e fax; Linhas telefônicas; Mesa para projetor; Impressoras; Computadores com acesso à internet;Nobreak; Suporte para TV; Hub e Roteador; Tela de projeção; Computadores com microfone, caixa de som e webcam; Projetor Multimídia; Aparelho de TV 40”.
Quanto à estrutura de pessoal, o polo deverá ter no mínimo: Coordenador para o polo, tutores com formação acadêmica na área dos cursos ofertados; funcionários para Secretaria Acadêmica. O polo deverá realizar atendimento a candidatos, alunos e demais interessados nos cursos ofertados, com horário de funcionamento de no mínimo de 8 (oito) horas diárias, de segunda a sexta, e o mínimo de 6 (seis) horas aos sábados. A Univale apresenta como sugestão de horário de atendimento entre 14h00 e 22h00 de segunda a sexta-feira e das 8h00 às 14h00 horas aos sábados. Tais períodos são necessários para o adequado atendimento das situações relacionadas à recepção de candidatos em processo seletivo, à utilização, por parte dos alunos, de espaços já informados neste documento, e à realização de atividades como plantão de tutoria ou outras previstas na oferta dos cursos.
Para o correto atendimento aos requisitos legais e de qualidade, o polo deverá manter no local e à disposição para consulta da comunidade interna e externa, a seguinte lista de documentos: Contrato de Parceria com a Univale; Alvará de funcionamento; Documentação do imóvel; Cópia da planta do imóvel; Licença sanitária; Termo de vistoria dos Bombeiros/Laudo Técnico de Segurança; Convênios para uso de outros espaços; Pasta funcional.
Os modelos tecnológicos e digitais aplicados aos processos de ensino e aprendizagem serão implementados pelos polos de EaD com o acesso, via internet, ao Ambiente Virtual de Aprendizagem da Univale, que apresenta recursos diferenciais em suas propostas pedagógicas que fazem uso de metodologias ativas e de recursos interativos e inovadores, como a gamificação, as animações e as simulações mediadas pelas tecnologias.
As informações relacionadas à organização dos polos de EaD, bem como a estrutura estabelecida pela Univale para seu funcionamento, no que se refere às condições de estrutura física, tecnológica e de pessoal para a execução das atividades previstas no modelo de EaD da instituição estão apresentadas no documento intitulado Estrutura dos Polos, como anexo ao PDI da Univale.