univale

Acervo de documentos institucionais

5.16 Descrição

A Universidade Vale do Rio Doce - Univale redimensiona sua infraestrutura mediante análise constante; sua proposta inclui redesenhar seu modelo físico e tecnológico, que assegure os patamares de qualidade acadêmica e possa garantir efetividade e competitividade na sua área de abrangência, diante das inovações que se apresentam.

A elaboração e implantação do plano diretor físico, plano de infraestrutura tecnológica e de equipamentos definem sua política, apoiada no diagnóstico da infraestrutura e na projeção da taxa de crescimento da população estudantil, frente à realidade que se apresenta. O acompanhamento das ações é baseado em metas objetivas e mensuráveis, com indicadores de desempenho definidos junto à  gestão superior. 

Estão incluídos neste processo a otimização do uso do patrimônio disponibilizado, o aperfeiçoamento do modelo de planejamento de espaço físico e a implementação de modelo de gestão da infraestrutura, espaço físico, serviços, segurança e manutenção por meio de sistemas que forneçam informações georreferenciadas e plano de promoção de acessibilidade e de atendimento diferenciado a pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais.

O redimensionamento da infraestrutura para o período de vigência do PDI estabelece:

  1. setorização da estrutura dos cursos por área de conhecimento; II. reordenamento e redimensionamento dos setores e ambientes administrativos e acadêmicos; III. aumento do número de salas de aula; IV. aumento do número de salas com recursos de multimídia.

Quanto à infraestrutura tecnológica, a UNIVALE trabalha nas áreas de segurança e alta-disponibilidade, a fim de garantir a integridade das informações e serviços mantidos pelo Departamento de Informática, de Sistemas e Gestão de Informação - DISGI. Os serviços mantidos são classificados como: essenciais e auxiliares. 

Os serviços essenciais trabalham com os conceitos de redundância e replicação, de modo a garantir que o acesso aos mesmos não seja interrompido. Todos os serviços mantidos são cobertos pelo serviço de backup que realiza cópias periodicamente.

Os serviços auxiliares envolvem o acesso aos recursos tecnológicos da UNIVALE e é feito por meio de identidades digitais, que são fornecidas aos novos colaboradores e alunos no momento de seu ingresso na Instituição, e posteriormente revogadas com o seu desligamento. A rede de dados é interligada entre os prédios por meio de fibra ótica e internamente por cabeamento estruturado, trafegando os dados em gigabit. A Univale dispõe de tecnologia wireless em todas as áreas cobertas dos campi para acesso à Internet. Esse acesso está disponível para estudantes, colaboradores (professores e pessoal técnico-administrativo).

O Departamento Tecnológico da Instituição conta com uma equipe especializada para o atendimento de TI das áreas acadêmica e administrativa. Utilizando-se de uma ferramenta desenvolvida internamente para gestão dos atendimentos, os solicitantes conseguem acompanhar, em tempo real, todo o andamento de sua solicitação e, ao término, validar as ações realizadas pelos técnicos de TI.

A evolução dos equipamentos não se limita apenas aos recursos de tecnologia da informação e comunicação e abrange, também, equipamentos específicos das diversas áreas dos cursos e setores que a Univale oferta. Esse serviço é realizado pelo Departamento de Campi, que gerencia, monitora e acompanha a expansão e atualização dos equipamentos. No caso de necessidade de manutenção preventiva ou reparadora especializada, são contratados prestadores de serviços externos. 

A viabilidade financeira para executar o plano de expansão e atualização dos equipamentos da Univale é garantida pelos recursos financeiros administrados pela Fundação Percival Farqhuar, mantenedora da Univale, que busca o equilíbrio entre receitas geradas e despesas. A viabilidade técnica para atendimento às demandas da instituição é garantida com a contratação e a formação da equipe técnica de colaboradores que atuam na Univale.