univale

Acervo de documentos institucionais

5.18 Descrição

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Univale é utilizado para o desenvolvimento das atividades a distância e constitui-se de uma plataforma com recursos tecnológicos disponíveis via internet para apoio ao processo de ensino e aprendizagem a distância. Trata-se de um ambiente, chamado de AVA Univale, onde são disponibilizados conteúdos digitais e os recursos tecnológicos para comunicação entre professores-tutores e estudantes e destes entre si, no desenvolvimento de cursos e disciplinas a distância.

O AVA Univale foi criado com a plataforma Moodle, que se trata de um software de uso gratuito e de código-fonte aberto, o que favorece o seu contínuo desenvolvimento por uma comunidade mundial de colaboradores. Softwares como o Moodle são também chamados de Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem e devido as boas características e qualidade dessa ferramenta, acrescida das possibilidades de personalização e integração à outras plataformas, bem como a experiência da Universidade Vale do Rio Doce – Univale no uso deste software desde o ano de 2003, contribuíram para sua adoção na oferta de suas atividades a distância.

O AVA Univale está integrado ao Sistema de Gestão Acadêmica TOTVs RM que a Univale adota. Essa integração ocorre pelo uso de um programa de comunicação de dados entre as plataformas de sistemas. Para acesso aos conteúdos dos cursos e disciplinas disponíveis no AVA Univale é necessário estar registrado no Sistema de Gestão Acadêmica, que viabiliza o seu acesso por meio do Portal do Aluno. A política de segurança de acesso é realizada pela identificação única de usuário e senha restrita a professores e estudantes matriculados na Univale.

Conforme definido nas políticas de EaD da Univale e em consonância com os objetivos pedagógicos dos cursos, os recursos educacionais são organizados no AVA Univale para atender aos processos de ensino-aprendizagem, assim como as ferramentas voltadas à interação, oportunizando a comunicação síncrona e assíncrona entre os participantes. A plataforma permite a adoção de modelos tecnológicos e digitais com integração de diferentes mídias, suportes e linguagens, possibilitando interação e comunicação. Dentre os recursos existentes para interação entre professores-tutores e discentes tem-se: fóruns de discussão, ferramenta para chat e videoconferências, recursos para aplicação de questionários, envio de arquivos, edição colaborativa por wiki, dentre outros.

Com vistas a garantir a acessibilidade do AVA Univale, há ferramentas diversificadas que contribuem com o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, comunicação e inclusão dos estudantes com deficiência visual e/ou auditiva. Para isso, a plataforma possui integração com softwares específicos que impactam diretamente no desenvolvimento dos estudantes, proporcionando uma independência nos estudos e interação com a comunidade acadêmica. As funcionalidades existentes permitem ajustes de fontes para leitura, tanto de tamanho quanto de cores, sendo possível também a conversão do texto em fala. Outro recurso também possível é a tradução do texto em Linguagem Brasileira de Sinais.

Estratégias inovadoras estão sendo continuamente implementadas no AVA Univale. Como exemplo há o uso de estratégias de gamificação, visando promover o engajamento dos participantes e incentivos à conclusão das atividades. Outra ação refere-se ao uso de atividades interativas, criadas com recursos de HTML 5, para melhor atender à formação dos estudantes. Outra inovação implementada refere-se aos espaços de salas virtuais de coordenações dos cursos, em que a sua organização favorece o acesso a informações do curso, além de comunicação com a coordenação.

Dentre outras inovações adotadas pela Univale tem-se a utilização de ferramentas digitais que permitem explorar novos recursos e ambientes virtuais para desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem. Essas ferramentas são disponibilizadas por meio das contas de emails institucionais, possibilitando o uso do Google Sala de Aula, Jamboard, Meet, Drive, dentre outras, que favorecem o trabalho colaborativo em rede.