univale

Acervo de documentos institucionais

5.7 Descrição

A Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE, tendo em vista o cumprimento dos requisitos para a oferta de uma educação superior de qualidade, disponibiliza um conjunto de 90 (noventa) laboratórios  para, a realização de atividades práticas de ensino, extensão e pesquisa pelos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, tipificados como Laboratórios didáticos de formação básica; Laboratórios didáticos de formação específica; Laboratórios de ensino para a área de saúde; Laboratórios de habilidades; e Unidades hospitalares conveniadas.

Os Laboratórios estão alocados por núcleo, conforme a área do conhecimento e atendem às necessidades institucionais previstas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e nos respectivos Planos de Ensino das disciplinas e módulos. Estão equipados com recursos tecnológicos inovadores, resguardada a acessibilidade, a quantidade de insumos, materiais e equipamentos condizentes com os espaços físicos e o número de vagas, as normas de segurança contidas nos Regulamentos específicos dos laboratórios e os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), compreendidos e seguidos por todos os gestores, docentes, discentes, pessoal técnico administrativo e demais usuários dos laboratórios.

O Departamento de Campi - DEC, vinculado à mantenedora  da UNIVALE,  é  responsável pelo gerenciamento da infraestrutura e pelos serviços de segurança patrimonial; conservação e limpeza; preservação do meio ambiente; almoxarifado; obras e manutenção;  planejamento de ambientes acadêmicos e administrativos e transporte, com normas consolidadas e institucionalizadas. 

O Setor de Planejamento de Ambientes – SEPLAN, vinculado ao DEC, é responsável por vistoriar e levantar as demandas de manutenção da infraestrutura dos laboratórios junto aos cursos, havendo, ainda, avaliação periódica pela CPA, quanto às demandas, aos serviços prestados e à qualidade dos laboratórios, sendo os resultados utilizados pela gestão acadêmica para planejar o incremento da qualidade do atendimento, das demandas existentes e provisionadas.

1. Os laboratórios didáticos de formação básica e de formação específica dos diversos cursos, totalizam xxxx laboratórios. Têm por objetivos possibilitar a associação da teoria e prática; promover o diálogo interdisciplinar e interprofissional; buscar soluções para os problemas da área de estudos; possibilitar a realização de pesquisas científicas, trabalhos de extensão universitária e estudos livres, dentre outros.

2. As Clínicas Integradas Univale, em processo de implantação, configuram-se como Clínica Escola, espaço de integração ensino-serviço e prestação de serviços na atenção integral à saúde, inserida na Rede de Referência e Contrarreferência do SUS. Em conformidade ao seu Regulamento, serão realizadas atividades regulares de aulas práticas do currículo e de estágios obrigatórios para os discentes dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação do Núcleo da Saúde, sendo composta pelos  12 (doze) ambulatórios e serviços:  Ambulatório Médico de Especialidades (AME- UNIVALE); Ambulatório de Lesões Dermatológicas; Clínicas Odontológicas UNIVALE; Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial (PAOPE); Ambulatório de Nutrição; Clínica de Estética e Cosmética; Serviços de Biomedicina; Serviço de Psicologia Aplicada – SPA; Clínica de Fonoaudiologia; Clínica de Fisioterapia Univale; Laboratório de Assistência Farmacêutica - LASFAR; Centro Esportivo Univale – CEU; Serviços Relacionados com o Controle Regional de Zoonoses.

As Clínicas Integradas Univale seguem as normatizações exaradas pelos Conselhos Profissionais e as legislações pertinentes ao ensino superior e à prestação de serviços na área da atenção integral à saúde e poderão firmar parcerias, com anuência da FPF/UNIVALE, e do Comitê Gestor, por meio de contratos ou convênios, com instituições privadas e públicas, sejam elas municipais, estaduais ou federais dentre as quais se ressalta a prioridade do Sistema Único de Saúde.

3. Os Laboratórios de ensino para os cursos da área de saúde possibilitam a abordagem dos diferentes aspectos celulares e moleculares das ciências da vida. Ofertam os meios necessários às atividades desenvolvidas por grupos de pesquisa e iniciação científica e pelas equipes multiprofissionais da área de Saúde, servindo de campo para o desenvolvimento dos diálogos interdisciplinares, para a integração entre as diversas áreas do saber e para reflexões críticas relacionadas com a busca de solução aos problemas de saúde locorregionais.

A UNIVALE conta com 30 (trinta) Laboratórios de ensino para os cursos da área de saúde, com normas consolidadas, institucionalizadas e capazes de assegurar a qualidade das atividades práticas de ensino-aprendizagem desenvolvidas pelos diversos cursos da área, sendo: Anatomia Humana; Anatomia Veterinária; Assistência Farmacêutica;  Bioquímica; Cineantropometria e Fisiologia do Esforço; Cinesiologia; Controle de Qualidade; Dentística; Embriologia; Endodontia; Farmacognosia; Farmacotécnica; Habilidades Avaliação Nutricional; Habilidades em Semiologia e Semiotécnica;  Habilidades em Técnicas de Enfermagem; Habilidades em Técnicas Dietética; Habilidades I; Habilidades II;  Histologia Imunologia; Maceração; Microbiologia; Patologia e Parasitologia; Pesquisa em Microbiologia; Práticas Profissionais; Medicina Veterinária; Prótese e Ortodontia; Próteses; Radiologia; Semiologia Veterinária; Química Geral e Química Analítica.

4. Os Laboratórios de Habilidades Médicas I e II constituem num recurso pedagógico em potencial. A infraestrutura dos laboratórios apresenta consultório médico, suporte básico e avançado de vidas e centro cirúrgico, possibilitando aos estudantes desenvolver habilidades em técnica operatória, entre outros procedimentos, com o apoio de alta tecnologia.

Por meio da simulação realística, reproduzem cenários clínicos de experiências da vida real, com a utilização de simuladores e manequins computadorizados, em instalações que criam um ambiente virtual de atendimento médico, que reproduzem, com fidedignidade, situações reais que o acadêmico irá encontrar em sua prática clínica, com vários graus de complexidade.

5. As Unidades hospitalares conveniadas, conforme os Termos de Convênio, garantem as condições para a formação dos graduandos, por meio de práticas interdisciplinares e interprofissionais na atenção à saúde e do sistema de referência e contrarreferência.  A Univale conta com as seguintes Unidades conveniadas:  VER COM A REITORA

6. Os Laboratórios de Informática da Univale, vinculados ao DISGI – Departamento de Informática, Sistemas e de Gestão de Informação, contam com a Infraestrutura física e tecnológica constituída por um conjunto de (10) dez Laboratórios, equipados com computadores interligados em rede e com acesso à Internet com a licença do Pacote Office 365 para os usuários, além de outros softwares específicos. Possuem regulamento próprio, normas de segurança, espaços físicos, acessibilidade, serviços, suporte e condições ergonômicas adequadas às necessidades demandadas no Projeto Pedagógico dos respectivos cursos.

7. O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito destina-se à realização de atividades de práticas jurídicas simuladas e de arbitragem, negociação, conciliação, mediação e atividades jurídicas reais, bem como estágio supervisionado e oferta de visitas orientadas, em conformidade ao Projeto Pedagógico do Curso e respectivos Planos de Ensino das disciplinas. O Escritório de Assistência Judiciária – EAJ, os núcleos do Juizado de Conciliação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC,  são espaços vinculados ao NPJ, em que a comunidade encontra apoio e esclarecimento para conduzir questões legais e jurídicas, dentre outras. 
Pelo exposto, constata-se os laboratórios, ambientes e cenários para as práticas didáticas  atendem às  necessidades institucionais para a implementação das ações acadêmicas e administrativas, cumprindo todos os requisitos de qualidade, conforme as políticas para o ensino, pesquisa e extensão explicitadas no PDI.

Skip to content