A Comissão Própria de Avaliação – CPA da UNIVALE tem o papel de conduzir os processos de avaliação internos da instituição como previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em cumprimento ao disposto na lei 10.861/2004 que Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.
A composição da CPA tem a participação da sociedade civil organizada e de todos os segmentos da comunidade acadêmica, com paridade entre os membros dos segmentos acadêmicos. A Secretaria Executiva da CPA é composta pelo Presidente e pela Secretária com atividades diárias, se encarregando dos critérios, métodos de análise e procedimentos de avaliação, cabendo-lhe propor e avaliar as dinâmicas, procedimentos e mecanismos da avaliação institucional; organizar e designar comissões de avaliação, analisar relatórios, elaborar pareceres e encaminhar recomendações às instâncias competentes; organizar os relatórios da CPA; acompanhar a agenda de reuniões e eventos da CPA; submeter todas as atividades propostas e executadas ao plenário; executar outras tarefas pertinentes; protocolar os documentos; organizar local para as reuniões; expedir convocações para os membros da CPA/Univale; secretariar as reuniões; lavrar as atas das reuniões; viabilizar as condições de trabalho do processo avaliativo definido pela Secretaria Executiva.
As avaliações censitárias dos cursos de graduação são realizadas anualmente com a participação do corpo docente e discente objetivando retratar a situação do curso, em relação aos indicadores de qualidade, levantando potencialidades e pontos a serem aperfeiçoados nos cursos, servindo como parâmetros para a tomada de decisão. O Relatório de Direcionamento, fundamentado na Avaliação do Curso para a Autoavaliação Institucional, é um instrumento efetivo para correção de rumos.
A CPA elabora anualmente o Relatório das Ações Decorrentes do Processo de Avaliação Institucional para melhoria contínua das ações demandadas nas avaliações realizadas. Para a avaliação sistemática do PDI foram atualizadas as métricas e instrumento para acompanhamento do cumprimento das metas estabelecidas no mesmo. A Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Setores Estratégicos é realizada rotineiramente visando um movimento contínuo de aperfeiçoamento e melhoria dos serviços prestados pelos funcionários da Univale à comunidade interna e externa.
Dessa forma, o processo de autoavaliação pela CPA tem o caráter pedagógico e formativo, desenvolvendo uma cultura avaliativa que potencializa o desenvolvimento humano e institucional nas interrelações existentes nos processos acadêmicos, como também avaliando o atendimento às expectativas da sociedade na qual está inserida, com foco na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Sendo que, para a organização e estruturação da Autoavaliação Institucional considera-se os indicadores de desempenho, contendo aspectos qualitativos e quantitativos, os quais são continuamente reavaliados e readequados de acordo com os contextos em que estão inseridos, tornando desta forma o processo de avaliação mais eficaz e significativo para a Instituição.
Toda a comunidade acadêmica tem conhecimento dos processos de avaliação interna e externa e a CPA promove o amplo compartilhamento desses processos, por meio de reuniões com as coordenações de curso, docentes, discentes e gestão, além de e-mails a professores e alunos, o site institucional, reuniões com representantes de turma, participação da CPA em eventos para apresentação dos resultados dos cursos de graduação, Boletim Acadêmico da Univale, cartazes, panfletos entre outros.
Dessa maneira, mediante um processo democrático e emancipatório, desencadeia ações que permitem explicar e compreender criticamente as estruturas e relações da Instituição, possibilitando um questionamento sistemático de todas as suas atividades, seus fins, seus meios, o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como a gestão, a infraestrutura e as condições gerais de trabalho, propondo alternativas viáveis para seu aperfeiçoamento constante.
Os relatórios contendo os resultados e diagnósticos apresentados nas avaliações servem de referência para a atualização do PDI, elaboração do relato institucional, bem como são utilizados na orientação dos planos de ensino, de cursos e discutidos com os gestores institucionais, objetivando atualizá-los a partir da troca de informações e experiências vivenciadas no mundo do trabalho.
Os relatórios de autoavaliação da CPA, bem como as ações sugeridas e as ações desenvolvidas, são partilhados com a comunidade acadêmica por meio de reuniões com as coordenações de curso, docentes, discentes e gestão, além de e-mails a professores e alunos, o site institucional, reuniões com representantes de turma, participação da CPA em eventos para apresentação dos resultados dos cursos de graduação, Boletim Acadêmico da UNIVALE, cartazes, panfletos entre outros.
A definição e a construção dos instrumentos se processam de forma reflexiva e buscam constantemente renovação com a elaboração de formatos que atendam às necessidades institucionais e as características do público-alvo do processo avaliativo. Cabe ressaltar que a adequação dos instrumentos e a utilização dos resultados da avaliação pelos órgãos gestores da instituição são focos centrais da CPA.
O processo avaliativo, realizado de forma cíclica e permanente subsidia o diagnóstico para o planejamento institucional, incorporando ações necessárias para a consecução da missão e dos objetivos estabelecidos.
Os relatórios contendo os resultados e diagnósticos apresentados nas avaliações servem de referência para a atualização do PDI, elaboração do relato institucional, bem como na orientação dos planos de ensino, de cursos e discutidos com os gestores institucionais, objetivando atualizá-los a partir da troca de informações e experiências vivenciadas no mundo do trabalho. As ações sugeridas e as ações desenvolvidas, são partilhados com a comunidade acadêmica por meio de reuniões com as coordenações de curso, docentes, discentes e gestão, além de e-mails a professores e alunos, o site institucional, reuniões com representantes de turma, participação da CPA em eventos para apresentação dos resultados dos cursos de graduação, Boletim Acadêmico da Univale, cartazes, panfletos entre outros.
Para a realização das ações supracitadas a CPA conta com as condições de infraestrutura física e tecnológica e de recursos humanos, que atendem plenamente às necessidades institucionais, estando adequadas ao espaço de trabalho para seus membros, às condições físicas e de tecnologia da informação para a coleta e análise de dados, aos recursos tecnológicos para implantação da metodologia escolhida para o processo de autoavaliação e possui recursos e processos inovadores, viabilizados pela infraestrutura, conforme descrito a seguir:
A CPA conta com uma ampla sala localizada no Bloco D1 – Sala 1, com 66m² m², no Campus Antônio Rodrigues Coelho – Campus II da Univale, demarcados por espaços distintos, a saber: Ambiente para recepção, equipado com uma mesa de trabalho, uma mesa para computador com acesso à Internet de alta velocidade no qual são instalados os diversos programas, softwares e aplicativos necessários para a atuação eficaz e competente da Secretária, 1 telefone com linha para ligações externas e por ramal e um armário. Sala para Presidência e Secretaria Executiva com duas mesas de trabalho, duas mesas com dois computadores com acesso à Internet de alta velocidade no qual são instalados os diversos programas, softwares e aplicativos necessários para a atuação de seus membros, com acesso a rede administrativa e acadêmica, 1 telefone com linha para ligações externas e por ramal, dois armários, e duas impressoras. Possui ainda dois armários com os diversos documentos Institucionais, além de todo o material de consumo necessário às atividades como, papel, tonner para impressão, canetas, lápis, grampeadores, pastas porta-arquivos, dispensador de álcool em gel, dentre outros.
Sala de reuniões mobiliada com uma mesa e 10 cadeiras, que comporta, confortavelmente, todos os membros da CPA para as reuniões ordinárias e extraordinárias, bem como para reuniões com Gestão, Coordenadores de Cursos e de Setores, com acessibilidade e condições de sigilo, além de três baias, com acesso à internet para o trabalho individual dos membros da CPA e outros usuários.
Um espaço com uma geladeira e mesa com quatro cadeiras para utilização de seus membros, proporcionando um maior conforto a todos.
A CPA conta com os serviços do Departamento de Informática, de Sistemas e Gestão de Informação – DISGI que disponibiliza notebooks, projetor e outros equipamentos que se fizerem necessários à realização de reuniões, bem como o apoio da Assessoria de Comunicação Organizacional da Univale – ASCORG para a criação de campanhas de sensibilização e apresentação de resultados, elaboração de folders, manutenção da página da CPA no Portal da Instituição e elaboração de comunicados institucionais e com o apoio irrestrito da Reitoria, Pró-reitorias, Diretoria Executiva da FPF, Ouvidoria, Coordenadores de Cursos e todas as demais instâncias institucionais no planejamento e execução de suas atividades.